Header Ads

Notícias de Última Hora

Saiba quais as vacinas você deve tomar se for viajar

Alguns países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) Foto: 3com

Com a chegada das comemorações de fim de ano, o fluxo de viajantes aumenta. Antes de fazer as malas e aproveitar o momento de festas, é preciso estar atento à saúde, especialmente no que diz respeito à atualização da carteira de vacinas. Além de ser importante se prevenir contra uma possível doença, alguns países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).
De acordo com a infectologista Thaís Guimarães, da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI), os viajantes devem procurar pelos Centros de Orientação ao Viajante. Nesses locais, é possível conferir se há indicação de uma vacina específica para o local de destino.
— Geralmente, as vacinas, depois de aplicadas, têm um período que varia entre 10 dias a seis semanas até atingir a proteção esperada. Por isso, o ideal é que os viajantes se planejem para que os devidos cuidados sejam tomados com antecedência — explica a infectologista, que faz um alerta: — No geral, é recomendável que os cartões de vacinas de todos os viajantes estejam atualizados com as principais doses: Tríplice Viral, Hepatite B, Dupla Adulto e febra amarela, independente do destino.
Além disso, ela explica, o SUS disponibiliza vacinas nos calendários da criança, do adolescente, do adulto, do idoso e também dos povos indígenas.
Alguns aeroportos têm postos
Alguns aeroportos internacionais no Brasil têm uma área de saúde onde é possível fazer algumas vacinas. Os de Campinas (SP), Guarulhos (SP) e o do Galeão (RJ), por exemplo, são alguns deles. O infectologista Leandro Pontes lembra que algumas vacinas devem ser tomadas com antecedência, como a da hepatite A — duas doses no intervalo de um mês — e a da febre amarela — dez dias antes da viagem.
— A vacina contra a febre amarela tem validade de dez anos, a contar a partir de dez dias da data de vacinação. Isto significa que você deve tomar a vacina no mínimo dez dias antes do embarque para que esteja válida no dia da viagem — diz o médico, acrescentando que, para comprovar a imunização, é possível pedir o certificado internacional de vacinação em postos da Anvisa:
— Basta apresentar a carteira de vacinação nacional. O lado positivo também é que a emissão do certificado não tem nenhum custo


Fonte:Extra

Nenhum comentário

Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante