Saboeiro aguarda decisão do TSE sobre eleições; vereador Ernani Júnior é prefeito interino
Moradores e lideranças políticas de Saboeiro aguardam decisão do TSE.
Até decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o vereador e presidente eleito da Câmara Municipal de Saboeiro, no último dia 1º, Ernani Júnior (PSD) é o prefeito interino do município.
Saboeiro é um dos quatro municípios cujos prefeitos eleitos estão sub judice e aguardam julgamento final do TSE sobre casos de inelegibilidade. Os outros três são: Barro, Tianguá e Santa Quitéria. Nesses municípios poderá haver novas eleições.
Em Saboeiro, o candidato eleito, Gotardo Martins (PSD) com 5.178 votos foi diplomado, mas teve a posse suspensa por decisão judicial. O segundo colocado foi o candidato Tácido Cavalcante (PMDB) que obteve 4608 votos e em terceiro lugar ficou Germano do PT com 531 votos.
Já houve várias decisões, algumas favoráveis, outras contrárias ao candidato vitorioso, no TRE. Gotardo Martins teve a candidatura indeferida e por isso não assumiu o município. A origem do problema jurídico está em desaprovação de contas dele quando foi presidente da Câmara de Vereadores, pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). O candidato não recorreu e a decisão transitou em julgado. Em seguida, o candidato alegou prescrição e até o TCM reconheceu a prescrição do julgamento. Agora, caberá ao TSE dá a análise final da matéria.
O advogado, Rafael Alencar, acredita que o julgamento do TSE será favorável ao candidato Gotardo. “As decisões do TSE tendem a ser favoráveis ao candidato vitorioso, mantendo a decisão, a soberania popular”, disse. “Acredito que em três meses teremos uma decisão final”. O TSE decidirá pela posse de Gotardo ou por novas eleições.
Reviravoltas
Dias antes da posse dos vereadores em Saboeiro houve mudança e reviravolta entre os líderes políticos locais. O candidato Gotardo e o ex-prefeito Perboyre Diógenes (PMDB), que durante o pleito foram opositores, firmaram entendimento e lançaram o nome do vereador, Gilson da Barrinha (PSD) para a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal.
O então prefeito, Marcondes Ferraz, que apoiou a candidatura de Gotardo, não gostou do entendimento e do apoio ao vereador Gilson da Barrinha, buscou apoio do candidato de oposição, Tácido Cavalcante, e juntos lançaram o nome do vereador Ernani Júnior, que saiu vitorioso na eleição da Câmara Municipal.
Os fatos mostram que quem era adversário no pleito de outubro passado tornou-se aliado para a eleição da presidência da Câmara Municipal. Entretanto, não se sabe se os novos acordos vão prevalecer após decisão do TSE.
Fonte:DN
Nenhum comentário
Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante