Header Ads

Notícias de Última Hora

Eclipse solar poderá ser visto de Fortaleza neste domingo de Carnaval

Na capital cearense, o fenômeno terá início às 11h45. O máximo irá ocorrer às 12h28

Arte do Casf mostra que o eclipse será 'menor' na capital cearense em comparação às regiões mais ao Sul do País

O domingo de Carnaval (26) reservará um grande espetáculo da natureza, que poderá ser visto de várias capitais brasileiras, inclusive Fortaleza. A Lua se posicionará entre a Terra e o Sol, mas a uma distância tal que não ocultará completamente o disco solar. Na capital cearense apenas uma pequena parte do sol será encoberto.
 
De acordo com o Clube de Astronomia de Fortaleza (Casf), será visível em partes da América do Sul e África. "Em Fortaleza, esse eclipse será parcial e não muito óbvio, devido à pequena fração do Sol obscurecido pela Lua (2.9%)", avisa o Clube.
 
Na capital cearense, o fenômeno terá início às 11:45.O máximo irá ocorrer às 12:28. O evento vai chegar ao fim às 13:10. Ainda segundo o clube,  neste ano, um outro eclipse solar parcial poderá ser visto de Fortaleza, no dia 21 de agosto. Neste dia o sol irá se por sob o horizonte ainda eclipsado pela lua.        
 
Apenas uma pequena parte do sol será encoberta, como nessa imagem ilustrativa
 
Eclipse               
 
 
Casf alert para os riscos da observação sem proteção
 
"Nunca se deve observar o sol sem a devida proteção, por risco de cegueira permanente e imediata. Só se deve observar o sol por meio de filtros solares especialmente feitos para esta finalidade, como por exemplo, os filtros solares comercializados pela empresa Thousand Oaks. Esses filtros bloqueiam 100% da irradiação ultravioleta e infravermelha, e até 99,999% da luz visível. Não se deve tentar jamais usar chapas de Raios X, vidro esfumaçado ou nada desse tipo. Uma maneira indireta e segura de acompanhar um eclipse solar é por meio do método de projeção. Você pode fazer uma pequena perfuração numa folha de papel ou papelão e deixar a luz do sol atravessar esse furo. Observe a projeção da sombra da folha contra o chão e o pequeno disco iluminado que vai se formar no meio. Quanto mais distante você segurar a folha do chão e menor for o furo, maior e mais nítido será o disco no chão e mais facilmente você poderá perceber a obstrução do sol pelo disco da lua. De novo, não se deve olhar para o sol, mas para o chão, isto é, para a projeção no chão da luz solar", alerta.
 
Animação da NASA mostra onde o eclipse deverá ocorrer






Fonte:DN


Nenhum comentário

Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante