Header Ads

Notícias de Última Hora

Queda de raio assusta moradores do Sítio Cardoso I em Iguatu

Os moradores do Sítio Cardoso I, em Iguatu, levaram um grande susto por volta das 11h50min da manhã desta quarta-feira (22).Depois que um raio caiu na localidade. Segundo os  moradores, a descarga só causou estragos materiais em uma plantação de bananas.
De acordo com o morador Diassis, uma forte luz foi vista no local e depois uma explosão,. Todos ficaram assustados, “ foi muito rápido, estava dentro de casa, quando primeiro veio uma luz forte, depois o barulho da explosão, estamos assustados até agora”, disse em entrevista ao site Iguatu.net .
Após este momento, todos esperaram as chuvas pararem e foram até o local onde caiu o raio, “ derrubou dezenas de pés de banana, e pelo que percebemos ele foi atraído por um poste de ferro que está no local sem ser utilizado, o raio desceu por ele e depois atingiu o solo e causou a explosão que derrubou os pés de banana, foi assustador”, afirmou o agricultor. Neste fato ninguém ficou ferido, mas alguns moradores chegaram a passar mal com o susto.
Veja o vídeo enviado do local pelo internauta Joel:
Dicas de segurança
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é líder mundial em queda de raios – com 57,8 milhões de ocorrências por ano. O Nordeste é a região do país onde há menor incidência de queda de raios.
De acordo com especialistas, a melhor maneira de se proteger de um raio dentro de casa é ficar longe de tomadas, canos, janelas e portas metálicas e evitar tocar em equipamentos ligados à rede elétrica. Também é recomendável não usar telefone sem fio.

Se estiver na rua, a melhor forma é se abrigar dentro de um veículo fechado já que se o carro for atingido por um raio, a descarga elétrica se espalhará pela superfície metálica do veículo sem atingir quem estiver dentro dele. Outras alternativas são casas ou prédios, metrôs ou túneis, construções com estruturas metálicas, barcos e navios metálicos fechados e vales.
Quem estiver ao ar livre deve-se evitar segurar objetos metálicos longos como varas de pescar, tripés e tacos de golfe, que possam atuar como para-raios. Não se deve empinar pipas, andar a cavalo ou nadar durante tempestades com raios.


Fonte:DN

Nenhum comentário

Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante