Header Ads

Notícias de Última Hora

Secretaria de Agricultura de Iguatu faz teste de vazão no aquífero do Julião

Teste de vazão no primeiro poço do aquífero Julião. Foto: Honório Barbosa

A secretária de Agricultura e Pecuária de Iguatu de Iguatu realizou um teste de vazão do primeiro poço raso perfurado na bacia da Lagoa do Julião, zona rural do município, onde há um aquífero, que deverá abastecer o sistema de distribuição de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) ainda este ano.
O secretário de Agricultura, Hildernando Barreto, disse que a vazão do poço é em torno de 100 ml litros por hora, superior a estimativa de 80 mil. “Estamos felizes, e vamos perfurar dez poços”, disse. “São poços rasos de 14 metros de profundidade, mas com vazão elevada”.
O prefeito Ednaldo Lavor disse que o SAAE vai construir um reservatório em torno de 500 mil litros na área e injetar água que será bombeada na adutora do Trussu, que passa ao lado dos poços.  “Isso é um achado valioso”, frisou. “Se der certo, ainda neste ano vamos implantar o novo sistema”.
A Prefeitura vai pedir na Justiça o fim da interdição ou autorização para usar área do Aterro Sanitário de Iguatu que foi embargado.
Na bacia do Julião, o comum é perfurar poços rasos (diâmetro de 30cm) ou fazer cacimbões (poço amazonas) com diâmetro de 3m a 5m, escavados manualmente, numa profundidade de 10 a 15 metros. A adutora do Trussu, que transfere água do reservatório, localizado no distrito de Suassurana, até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do SAAE, tem uma extensão de cerca 18 km e a rede de canos fica bem ao lado. “Foi uma feliz e grande coincidência”, frisou Barreto.




Fonte:DN

Nenhum comentário

Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante