Anatel prevê entrega de 620 mil kits de TV Digital
A menos de 30 dias do desligamento do sinal analógico, campanha de instalação de conversores continua
Fonte:DN
O kit gratuito com antena e conversor é entregue às pessoas inscritas em programas sociais nas agências dos Correios após agendamento ( Foto: José Leomar )
Já falta menos de um mês para o desligamento da TV analógica em Fortaleza e região metropolitana. As redes de televisão passarão a exibir conteúdo apenas através do sinal digital, na Capital e em outros 14 municípios, a partir da meia-noite do dia 27 de setembro. Isso faz com que Fortaleza seja a segunda capital do Nordeste a passar pela transição, e a quinta capital em âmbito nacional. Para falar sobre esse processo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu uma coletiva de imprensa na Gerência Regional da Agência na cidade.
A Anatel prevê a entrega de 620 mil kits gratuitos, que incluem antena e conversor, à Fortaleza e 14 municípios da região. Uma vez instalado, o conversor permitirá a transmissão automática do sinal digital. A região de Juazeiro do Norte terá acesso à distribuição de 110 mil kits, enquanto Sobral terá 54 mil.
A Agência ressalta a importância de instalar o conversor tão logo este seja adquirido. "As pessoas não podem achar que só é necessário fazer a instalação no dia 27. O sinal digital já está disponível, basta que as pessoas instalem o kit e passem a usufruir. Se deixar pro final, pode ser que tenha dificuldades com a instalação e acabe ficando alguns dias sem assistir televisão", adverte o diretor executivo da EAD, Antônio Carlos Martelleto.
O presidente da Anatel, Juarez Quadros do Nascimento, deseja evitar que se repita o que aconteceu em Goiânia. "Lá, o sinal já foi desligado, mas foi preciso prorrogar o prazo de desligamento em 21 dias, porque muitas pessoas efetuaram a instalação de forma incorreta", disse o presidente da Agência sobre a capital de Goiás.
Em julho deste ano, o Ibope realizou um levantamento de dados a respeito do desligamento do sinal analógico. Segundo a pesquisa, 76% dos domicílios da Grande Fortaleza já utilizam o sinal digital. É necessário, porém, que esse porcentual se eleve a 93% até a data prevista para o desligamento, sendo esta a meta determinada pela Portaria Ministerial. A Anatel acredita que agora, a menos de 30 dias da transição, esse porcentual seja alcançado tranquilamente. "Temos recebido um número crescente de chamadas, o que é bom, significa que a população está atenta ao processo", destaca Antônio Carlos Martelleto.
Qualidade
O presidente da Anatel, Juarez Quadros Nascimento, explicou que as vantagens da mudança de sinal vão além da qualidade das imagens exibidas na televisão. "É um trabalho importante para a nação porque, com isso, se desliga também a frequência de 700MHz (megahertz) que era utilizada pelas empresas de televisão. Essa frequência passa a ser usada pelas empresas operadoras de telefonia celular, que a adquiriram junto à Anatel, e, assim, vão melhorar o atendimento de banda larga via celular, já que as velocidades serão superiores, e a qualidade também", afirma Juarez Quadros. De acordo com as determinações da Anatel, só terão direito ao kit gratuito com antena e conversor as pessoas inscritas em programas sociais do Governo Federal, tais como o Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.
Quem não tiver direito ao kit de forma gratuita e precisar do mesmo para efetuar a conversão deverá adquiri-lo em lojas especializadas. Se desejar, o comprador pode solicitar auxílio de técnicos para a realização da instalação do equipamento.
Mais informações:
Para agendar o recebimento do kit, solicitar auxílio para instalação, ou quaisquer outras dúvidas, acesse o site www.Sejadigital.Com.Br ou ligue gratuitamente para o telefone 147.
Fonte:DN
Nenhum comentário
Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante