Comissão de Educação da Câmara aprova projeto de lei que autoriza implantação de campus da UFC em Iguatu
Praça Maestro Eleazar de Carvalho em Iguatu. Foto de Honório Barbosa
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quarta-feira, 22, o Projeto de Lei 6615/15 de iniciativa do deputado federal, José Guimarães, que autoriza o Poder Executivo a criar Campus Universitário em Iguatu por desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC)”.
O projeto agora segue para discussão e votação em outras comissões: Finanças e Tributação (CFT) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), mas não há data prevista. “A partir daí, as propostas seguem para discussão no Plenário da Câmara dos Deputados e depois para sanção presidencial. Uma vez aprovado, sem nenhuma alteração no Senado, o projeto de lei é publicado no Diário Oficial da União (DOU)”. explicou Guimarães.
O projeto é indicativo e caberá no futuro ao presidente da República e ao ministro da Educação executar ou não a proposta de criação do campus da UFC. Daí a importância da força política e da pressão de lideranças locais.
O prefeito Ednaldo Lavor e a deputada estadual Mirian Sobreira comemoram a notícia da instalação de uma extensão da UFC em Iguatu. De acordo com o prefeito, a luta é antiga, mas agora o sonho começa a se tornar realidade.
A outra expectativa é a instalação de um curso de medicina em Iguatu. Aguarda-se para isso decisão do Ministério da Educação.
“Não existe projeto de desenvolvimento econômico para Iguatu sem a expansão da educação superior”, destacou Guimarães.
Para a deputada Mirian Sobreira, a vinda do curso de medicina e a instalação do campus da UFC em Iguatu é uma das maiores conquistas que o município já teve. “Iguatu como cidade polo do Centro Sul cearense só tende a crescer com essas conquistas. Isso significa mais desenvolvimento não apenas para Iguatu, mas para toda a região”, frisou a parlamentar.
O deputado estadual, Agenor Neto, lembrou que há vários anos luta por um campus da UFC em Iguatu. “Já estivemos no Ministério da Educação, realizamos passeatas, audiências públicas e em uma delas o deputado Guimarães, no auditório da CDL, participou e assumiu o compromisso de lutar por essa causa que é do Iguatu”, disse. “Batalhamos também pela vinda do curso de medicina”.
Fonte:DN
Nenhum comentário
Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante