Header Ads

Notícias de Última Hora

Comissão de Educação da Câmara aprova projeto de lei que autoriza implantação de campus da UFC em Iguatu

Praça Maestro Eleazar de Carvalho em Iguatu. Foto de Honório Barbosa

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quarta-feira, 22, o Projeto de Lei 6615/15 de iniciativa do deputado federal, José Guimarães, que autoriza o Poder Executivo a criar Campus Universitário em Iguatu por desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC)”.
O projeto agora segue para discussão e votação em outras comissões: Finanças e Tributação (CFT) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), mas não há data prevista. “A partir daí, as propostas seguem para discussão no Plenário da Câmara dos Deputados e depois para sanção presidencial. Uma vez aprovado, sem nenhuma alteração no Senado, o projeto de lei é publicado no Diário Oficial da União (DOU)”. explicou Guimarães.
O projeto é indicativo e caberá no futuro ao presidente da República e ao ministro da Educação executar ou não a proposta de criação do campus da UFC. Daí a importância da força política e da pressão de lideranças locais.
prefeito Ednaldo Lavor e a deputada estadual Mirian Sobreira comemoram a notícia da instalação de uma extensão da UFC em Iguatu. De acordo com o prefeito, a luta é antiga, mas agora o sonho começa a se tornar realidade.
A outra expectativa é a instalação de um curso de medicina em Iguatu. Aguarda-se para isso decisão do Ministério da Educação.
“Não existe projeto de desenvolvimento econômico para Iguatu sem a expansão da educação superior”, destacou Guimarães.
Para a deputada Mirian Sobreira, a vinda do curso de medicina e a instalação do campus da UFC em Iguatu é uma das maiores conquistas que o município já teve. “Iguatu como cidade polo do Centro Sul cearense só tende a crescer com essas conquistas. Isso significa mais desenvolvimento não apenas para Iguatu, mas para toda a região”, frisou a parlamentar.
O deputado estadual, Agenor Neto, lembrou que há vários anos luta por um campus da UFC em Iguatu. “Já estivemos no Ministério da Educação, realizamos passeatas, audiências públicas e em uma delas o deputado Guimarães, no auditório da CDL, participou e assumiu o compromisso de lutar por essa causa que é do Iguatu”, disse. “Batalhamos também pela vinda do curso de medicina”.



Fonte:DN

Nenhum comentário

Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante