Header Ads

Notícias de Última Hora

Procura por vacina contra febre amarela provoca filas e confusão em postos da Capital

Com o grande aumento da demanda, os 5 locais de vacinação de Fortaleza têm pouca ou nenhuma dose; Prefeitura diz que um novo lote será distribuído ainda nesta quarta (16)


No Centro de Saúde Meireles, mais de 100 pessoas aguardavam a chegada das doses na manhã desta quarta (17) ( Foto: José Leomar )

O crescimento vertiginoso de casos confirmados de febre amarela no País causou uma corrida aos postos de saúde de pessoas em busca de vacina. Em Fortaleza, não foi diferente e grandes filas se formaram em postos de saúde na manhã desta quarta-feira (17). Entretanto, a quantidade de doses está muito aquém da demanda, o que tem causado confusão e desespero. 
Cearenses, pessoas de outros estados e até de outros países lotam os locais de vacinação. No posto do Meireles, por exemplo, mais de 100 pessoas aguardavam a chegada das doses. No local, já havia gente esperando o posto abrir às 5h da manhã. Quando foram informados de que não havia vacina, houve confusão e gritaria. 
Segundo a coordenadora de enfermagem do Centro de Saúde Meireles, Célia de Sousa, a procura pela dose era quase inexistente e “mais de 3 mil pessoas, cearenses e gente de fora, procuraram o posto nesses últimos dias”, disse. 
Uma dessas pessoas é a servidora pública Maria do Carmo Temporal, que não trabalha há dois dias procurando a vacina. “Não dá para ter estoque porque antes não tinha procura”, justificou a chefe de enfermagem do posto. Ela afirmou ainda que poucas doses chegaram a posto na terça (16), mas acabaram no mesmo dia. 



Secretaria diz que doses já estão sendo aplicadas
Através de sua assessoria de comunicação, a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela distribuição das vacinas nos postos de Fortaleza, afirmou que, por volta de 10h, as pessoas que aguardavam nas unidades de saúde da Capital já estavam sendo imunizadas. Conforme a pasta, a vacinação contra a Febre Amaralea só pode ser feita seis horas após os frascos terem sido transportados, para estabilizar a temperatura da dose.
"Só após esse período a dosagem pode ser aplicada com segurança, uma vez que se trata de um vírus atenuado da própria doença. Por isso que a vacinação não começou mais cedo nesta quarta-feira", informou a Secretaria Municipal de Saúde. 
Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa-CE) destacou que o repasse da vacina contra a Febre Amarela é feito mensalmente pelo Ministério da Saúde, que repassou 5 mil dosespara o Ceará no dia 8 de dezembro de 2017. "A Sesa já repassou 5 mil doses para Fortaleza ( 2 mil em 3 de janeiro de 2018; 1 mil em 15 de janeiro; e 2 mil em 16 de janeiro)", ressalta. Na última terça-feira à (16), diz a Sesa-CE, chegaram mais 10 mil doses para todo o Estado. 
Conforme o Ministério da Saúde, De 26 de dezembro até 14 de janeiro, os registros de casos suspeitos avançaram 42% no Brasil. Na última semana de dezembro, haviam sido contabilizados 330 relatos em investigação. Na segunda-feira, 15, as notificações chegavam a 470. O número de infecções confirmadas é quase nove vezes maior, passando de 4 para 35. O registro de mortes foi de 1 para 20.
Em Fortaleza, apenas 5 postos fazem a vacinação contra febre amarela. São eles:

Posto de Saúde Paulo Marcelo, Rua 25 de Março, 607, Centro
Posto de Saúde Messejana, Rua Coronel Guilherme Alencar, Messejana
Centro de Saúde Meireles, Avenida Antônia Justa, 3113, Meireles
Posto de Saúde Carlos Ribeiros, Rua Jacinto Matos, 944, Jacarecanga
Centro de Saúde Roberto Silva, Avenida Borges de Melo, 910, Aeroporto
Além do Centro de Saúde Meireles, a reportagem também esteve no Posto de Saúde Paulo Marcelo, no Centro. Lá o posto também estava lotado e a fila saía da unidade e se estendia por toda a calçada da via.

Veja fotos:
Posto de Saúde Messejana - Foto: José Leomar

Posto de Saúde Messejana - Foto: José Leomar








Posto Paulo Marcelo (Centro) - Foto: José Leomar







Fonte:DN

Nenhum comentário

Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante