'Não tem vacina para todos', denuncia coordenadora de imunização de Juazeiro do Norte, no Ceará
Procura tem sido grande especialmente porque pacientes de outras cidades procuram as unidades de saúde onde a quantidade de dose é calculada para a demanda do município.
Filas formadas desde a madrugada desta terça-feira (11) em Juazeiro do Norte. — Foto: Lorena Tavares/TV Verdes Mares
O Centro de Dermatologia Sanitária e Doenças Infecto-Contagiosas Lourival Gondim de Juazeiro do Norte, principal ponto de vacinação contra a gripe no município da Região do Cariri do Ceará, amanheceu lotado nesta terça-feira (11). No local, a quantidade de vacinas é insuficiente para a quantidades de pessoas que procuram o local.
Quem procurou se vacinar ou imunizar o filho viu os portões serem fechados por volta das 10h15. De acordo com a coordenadora de imunização de Juazeiro do Norte, Márcia Rejane, a demanda é grande e a quantidade de vacinas disponibilizadas, cerca de 8.800 doses, para atender o público prioritário do município é insuficiente.
“Não tem vacina para todos. Os profissionais não têm culpa. Os profissionais estão fazendo o que está protocolado no Ministério da Saúde que tem grupo prioritário. É um apelo que a gente faz. Se tem vacina então mande vacina. Se tem alguns estados que está sobrando vacina, pois mande para cá que a gente está precisando”, desabafa.
A grande procura pela imunização gerou filas, reclamações e tumultos na unidade de saúde. Devido à grande aglomeração de pessoas, órgãos de trânsito fecharam o acesso de veículos na Rua João Machado, no Bairro Santa Tereza, onde o centro está localizado.
Márcia Rejane explica que os profissionais do Centro de Dermatologia têm dificuldade de saber quem mora realmente de Juazeiro do Norte. Ela conta que o município recebe pacientes de cidades vizinhas e que o estoque atual de vacinas é insuficiente para suportar a grande demanda.
“Aqui em Juazeiro do Norte estamos pedindo o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), mas às vezes é complicado controlar quem é de Barbalha, quem é de Juazeiro, quem é do Crato. Está vindo muita gente porque em canto nenhum tem mais vacina. E nós não temos como atender”, reclama.
Repasse insuficiente
A coordenadora de imunização criticou também o repasse de vacinas, que ela considera pequeno para Juazeiro do Norte e para cidades vizinhas. Isso, segundo ela, sobrecarrega o município.
“Durante uma campanha, se o município recebe uma quantidade 'X' para ele, eu não posso atender os municípios vizinhos. Se nós temos vacinas suficientes, nós atendemos", explicou. Com relação à vacina contra a gripe, entretanto, a situação é mais complicada. "Eu não posso atender outros municípios se recebemos quantidade inferior à que a gente realmente precisa”, reclama.
Márcia Rejane reforça que, nesta quarta-feira (12), vai priorizar as crianças que precisam receber a segunda dose da vacina. E espera que o estado sinalize uma ajuda.
“Pela quantidade de pessoas que você vê aqui, nós temos que encerrar [novos atendimentos]. A partir de amanhã, depois que nós vermos o que foi que sobrou, vamos tentar ver. Enquanto o estado não sinalizar que vai mandar mais doses, eu vou segurar a segunda dose das crianças", destacou.
Procurada pelo G1, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), não respondeu até a publicação da matéria.
Atendimento foi cancelado por volta das 10h15 de terça-feira. Falta vacina para a população de Juazeiro do Norte. — Foto: Lorena Tavares/TV Verdes Mares
Longa espera e desorganização
A dona de casa Jeniffer Ferreira levou o filho de um ano para se vacinar. Ela diz que chegou de madrugada. Na segunda-feira (10), Jennifer chegou cedo à unidade, mas, antes do meio dia, foi informada de que a vacinação havia sido cancelada por conta do tumulto e da falta de vacinas.
“Ontem [segunda-feira] eu cheguei muito cedo. Deu 11h já não tinha mais vacina. E hoje está triste. Atendimento péssimo. Revoltada até demais. Por causa da desorganização do posto”, reclama.
Natália Ferreira de Sousa trouxe a filha de quatro anos. Ela diz que falta organização dentro da unidade de saúde.
“Se tivesse pelo menos mais organização, daria mais eficiência. Olha o tanto de guarda. Eles não sabem nem organizar uma fila para idoso e para criança. Porque quem está aqui desde cedo tá lutando por causa disso. Se organizassem para ter uma fila decente, não estava esse tumulto todo”, denuncia.
O garçom Jean Nobre afirmou que enfrentou três filas. A demora foi cansativa, segundo ele, principalmente para a sua filha de quatro anos. "Pegamos sol e tivemos que enfrentar três filas. Uma para entrar, uma para receber uma senha e outra para receber a vacina", disse.
Garçom Jean Nobre levou a filhinha de quatro anos para vacinar. Enfrentou três longas filas. — Foto: Lorena Tavares/TV Verdes Mares
Grupo prioritário
A vacinação contra a gripe em Juazeiro do Norte será aplicada somente em crianças maiores de 6 meses a menores de 6 anos (1ª ou 2ª dose); idosos acima de 60 anos e gestantes. Serão atendidas apenas pessoas residentes no município de Juazeiro do Norte, portando cartão de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Doses da vacina
De acordo com a prefeitura de Juazeiro do Norte, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) enviou 8.800 doses da vacina contra a gripe ao município, destinadas aos grupos prioritários que ainda não atingiram a meta de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde e também para a 2ª dose das crianças.
“O que recebemos não são doses extras, mas as que já estavam previstas para o grupo prioritário”, explicou a secretária da saúde, Francimones Albuquerque.
Durante a campanha, o município recebeu 71.950 doses para vacinação dos grupos prioritários, que, no total, já ultrapassaram a meta de 90%. Crianças, idosos e gestantes são os grupos que ainda precisam atingir a meta.
As vacinas ocorrem nas salas de vacinação do Centro de Dermatologia e do Hospital Estephânia Rocha Lima. — Foto: Lorena Tavares/TV Verdes Mares
Ruas foram bloqueadas próximo ao Centro de Dermatologia de Juazeiro do Norte por causa das longas filas. — Foto: Lorena Tavares/TV Verdes Mares
Fonte:Com informações do G1 CE
Nenhum comentário
Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante