Header Ads

Notícias de Última Hora

Condenados à morte no Irã podem assinar pré-venda de órgãos

Guarda em prisão iraniana onde detentas aguardam execução Foto: Reuters


Uma nova lei no Irã permite que condenados à morte sem chance de apelação pré-vendam os seus órgãos enquanto esperam a sua execução.
De acordo com o jornal londrino "Telegraph", a lei foi proposta pelo próprio chefe do Judiciário da República Islâmica, Ebrahim Raeesi.
"Se um condenado oferece para venda voluntariamente os seus órgãos e não há objeção médica, o jiz pode aprovar o negócio em parceria com o Minstério da Justiça e médicos legistas", diz a lei.
A Associação de Cirurgiões do Irã condenou duramente a nova lei e a descreveu como "extremamente preocupante, prejudicando a profissão médica e o prestígio do Irã aos olhos da sociedade civilizada".
Não é ilegal vender órgãos no Irã. Por isso, o país recebe grande quantidade de pacientes atrás de transplantes de um mercado emergente.
Segundo Katayoun Najafizadeh, chefe da Sociedade de Doação de Órgãos do Irã, há mais de 25 mil pacientes iranianos na fila de espera por um transplante gratuito. Porém, no ano passado, apenas 926 órgãos, vindos especialmente de vítimas de acidente de trânsito, foram doados.

Fonte:Com informações do Extra

Nenhum comentário

Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante