Header Ads

Notícias de Última Hora

Operação prende grupo liderado por colombianos que praticava crimes de agiotagem no Ceará

Ao todo, foram detidos 11 integrantes de grupo que movimentou cerca de R$ 2 milhões nos municípios de Pentecoste, General Sampaio e Apuiarés, no interior do estado.


Organização criminosa desarticulada no Ceará foi presa com celulares, celulares, computadores, cartões de visita, cartões de crédito, cadernos de cobrança, dinheiro e veículos. — Foto: Divulgação/Ministério Público do Ceará

O Ministério Público Estadual deflagrou, na manhã desta sexta-feira (12), a Operação Préstimos, para combater crimes de agiotagem comandados por colombianos no Ceará. Na força-tarefa, que teve apoio da Polícia Civil e a Polícia Militar, foram presos 11 integrantes de uma organização criminosa que movimentou cerca de R$ 2 milhões nos últimos meses.

Os mandados prisão foram cumpridos nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Pentecoste, Umirim e Paraipaba. Entre os detidos, estão três colombianos que lideravam o grupo e cearenses. Até a publicação desta matéria, os advogados dos suspeitos não foram localizados.

A organização atuava com empréstimos de dinheiro a juros extorsivos nas cidades de Pentecoste, General Sampaio e Apuiarés. Além das prisões, foram apreendidos celulares, computadores, cartões de visita, cartões, cadernos de cobrança, dinheiro e veículos.

De acordo com as investigações, o grupo distribuía cartões de visitas a empresários e comerciantes da região oferecendo os serviços. Segundo o promotor de Justiça que comandou a operação, Jairo Pereira Pequeno Neto, a cobrança de juros sobre os valores emprestados era diária e realizada de forma ostensiva e ameaçadora.


As tarefas do grupo criminoso eram bem divididas, contando com a presença de cobradores, fiscais e gerentes. A associação criminosa possuía , inclusive, um aplicativo de celular para controle dos clientes, dos valores emprestados e para cálculos dos juros.

Os recursos captados a partir de empréstimos extorsivos destinavam-se a um fundo administrado pelo grupo e reinvestido para a estruturação de novos empréstimos em outras cidades.




Fonte:Com informações do G1 CE

Nenhum comentário

Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante