Calendário 2020: CBF promete respeitar datas ... mas não é bem assim
Ontem a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário do futebol brasileiro para o ano que vem. Nele, a CBF deixa bem claro que as datas Fifa serão livres, assim os clubes brasileiros não serão prejudicados, mas se formos levar na prática, não é exatamente assim.
Do que adianta deixar as data Fifa livres, se na Copa América do ano que vem o Campeonato Brasileiro não vai parar? Isso mesmo, a CBF determinou que o brasileirão não vai parar mesmo com a Copa América rolando, ou seja, o clube que tiver se jogador escalado pela seleção na Copa América, vai perder aí no mínimo 10 rodadas do campeonato. Sem contar nos jogos Olímpicos de Tóquio, o brasileiro também não vai parar e os convocados devem perder pelo menos duas rodadas do Brasileirão (vai depender do desempenho do Brasil nas Olimpíadas), os jogos das oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana, além do jogo de volta das quartas de final e jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.
Além do que, esse “livre nas datas Fifa” tem que ser em aspas, porque haverá rodadas do Brasileirão nos dias seguintes aos jogos das eliminatórias da Copa do Mundo, ou seja, para sermos mais práticos, teremos Cebolinha e Arrascaeta na terça-feira representando Brasil e Uruguai e na quarta tem Flamengo e Grêmio no campeonato.
Existe a possibilidade da CBF mudar esses jogos de quarta para quinta ou sexta, mas não é certeza e também não seria a solução ideal para esse calendário extremamente apertado.
Muitos se questionaram por que Tite não teve sensibilidade e vai desfalcar dois jogadores do Flamengo e do Grêmio para os amistosos, mas é que os outros times não tem essa mesma preocupação, isso porque na Europa e em outros países as competições de clubes são interrompidas quando as seleções se reúnem.
A verdade é que a CBF divulgou um calendário com o objetivo de passar a mensagem para o torcedor de que os clubes não serão prejudicados em jogos da seleção, mas todos nós sabemos que a verdade ainda está muito longe de ser essa. Não se trata apenas de ignorar a Copa América – que terá DEZ rodadas de Campeonato Brasileiro ao longo do torneio, mas de jogar no dia seguinte ou mesmo dois dias depois dos jogos de seleções. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos ...
Por Mayara Dias
Fonte:Com informações do MN
Nenhum comentário
Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante