Professores do município de Iguatu suspendem greve após notificação de decisão judicial
O Tribunal de Justiça do Ceará concedeu liminar entendendo que o movimento paredista é ilegal
Professores reunidos em assembleia
Os professores da rede municipal de ensino de Iguatu que estavam em greve retornaram na tarde desta quarta-feira, 2, às salas de aula, após o Sindicato dos Professores de Iguatu ser notificado por decisão judicial do Tribunal de Justiça do Ceará, que concedeu liminar favorável à Prefeitura e contrária aos docentes.
O desembargador entendeu que a paralisação era irregular.
Na última segunda-feira, 30, os professores participaram de uma assembleia geral e por maioria decidiram continuar com a greve, porém mediante a decisão da Justiça houve entendimento de suspender o movimento grevista.
“Hoje (quarta-feira, 2) recebemos liminar e retornamos às aulas”, explicou a presidente do Sindicato dos Professores de Iguatu, Edhe Nobre. “Não havíamos sido notificados da decisão judicial”. Ela informou que no próximo dia 9 haverá audiência no Tribunal de Justiça do Ceará, em Fortaleza.
Edhe Nobre informou que nesta quarta-feira, 2, a partir das 17h30 haverá um ato público na Praça da Criança. “Vamos obedecer a decisão judicial, mas em horário que não seja de trabalho vamos continuar com nossa luta”, frisou.
O Sindicato dos Professores alega descumprimento por parte da gestão acerca do descongelamento e pagamento do anuênio da categoria. O anuênio está congelado desde 2007.
Nesta semana, a secretaria de Educação de Iguatu apresentou proposta de pagamento de 4,5% do anuênio (que é de 1,5% por ano) referente ao período de 2017, 2018 e 2019 e a implantação do Plano de Cargo, Carreira e Salário do Magistério com vigência a partir de 2021, mas a categoria rejeitou a proposta.
O secretário de Educação de Iguatu, Pablo Neves, disse que o município não tem condições financeiras de atender de imediato a reivindicação dos professores, mas que permanece aberto ao diálogo e à busca de entendimento com os docentes.
(Com informações : diariodonordeste )
Nenhum comentário
Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante