Morre aos 16 anos jovem cearense com síndrome grave que realizou sonho de lançar primeiro livro em Fortaleza
Pedro Guilherme, de 16 anos, morreu vítima de complicações decorrentes de uma doença grave contra a qual ele lutava desde a infância
Pedro Guilherme lançou o livro "Contos de Minha Nuvem", em julho de 2018Foto: Reginaldo Marinho
O pequeno escritor Pedro Guilherme, que realizou o sonho de escrever e publicar o primeiro livro em julho de 2018, morreu no fim da noite desta sexta-feira (8), em um hospital de Fortaleza. O jovem de 16 anos foi diagnosticado com um síndrome no intestino e lutava contra um quadro grave de desnutrição. Ele estava internado desde a última quarta-feira (6).
De acordo com a mãe de Pedro, a produtora de eventos Karla Lima, o filho possuía uma malformação congênita e, desde a infância, sentia muitas dores abdominais e passava por constantes internações. A síndrome só foi descoberta em 2009, quando o menino chegou a perder parte do intestino. Vítima de complicações decorrentes da doença, o adolescente morreu no Hospital Luís de França.
Amante da literatura, Pedro conseguiu realizar o sonho de publicar o primeiro livro, em 2018. "Contos da Minha Nuvem" se tornou realidade depois que a editora carioca se sensibilizou com um video publicado na internet em que o adolescente pedia ajuda para lançar o livro. E ainda poderia ter lançado muitas outras obras, se não fosse a precoce partida, segudo a mãe. "Ele tinha dois projetos escritos e muitos, infelizmente, deixou inacabados. O mais recente era de ficção fantástica, mas ainda não sei se vou publicar", disse, emocionada.
Pedro e a editora Luciana Cunha, que o ajudou a realizar o sonho de publicar a primeira obraFoto: Arquivo Pessoal
O velório acontece em uma funerária no Bairro Parangaba, onde será realizada missa de corpo presente às 11h. O sepultamento do corpo ocorrerá no Cemitério Parque da Paz, às 16h.
O velório acontece em uma funerária no Bairro Parangaba, onde será realizada missa de corpo presente às 11h. O sepultamento do corpo ocorrerá no Cemitério Parque da Paz, às 16h.
Mesmo internado, o menino passava o tempo todo lendo histórias que o inspiravam a escreverFoto: Arquivo pessoal
Vaquinha virtual
Comovida com a história de vida de Pedro Guilherme, Luciana Cunha, dona de uma editora na cidade de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, realizou a doação de parte da editoração, revisão e diagramação da obra, escrita por ele em apenas três meses.
A impressão dos exemplares foi viabilizada por meio de uma "vaquinha virtual" na internet que conseguiu arrecadar, em menos de um mês, a quantia de R$ 10.665,00. A obra foi lançada com noite de autógrafos em Fortaleza após um longo período de internação do adolescente, que chegou a pesar apenas 25kg.
Na noite de autógrafos, que aconteceu no dia 13 de julho, o pequeno autor estava bastante emocionado com a realização do sonnho. "Fiquei muito feliz e chorei de alegria quando soube que ia conseguir publicar meu primeiro livro. Para mim é uma oportunidade", disse Pedro.
Na manhã deste sábado (9) Luciana Cunha lamentou a perda do jovem escritor por meio de um publicação em sua rede social. "Olho, nesse momento em que escrevo, para a capa linda do seu livro, que o Rodrigo Santana CB desenhou, mas que foi toda idealizada pelo Pedro, e vejo o Pedro, seu talento, sua sensibilidade, sua alma linda. Ele se foi, mas estará pra sempre em meu coração e minhas lembranças", escreveu.
(Com informações : diariodonordeste )
Nenhum comentário
Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante