Header Ads

Notícias de Última Hora

Número de pessoas furadas por agulhas no Carnaval sobe para 69

Ataques teriam acontecido durante as folias de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, além do município de Orobó

Em 2019, cerca de 300 pessoas alegaram terem sido furadas (Pixabay)
Subiu para 69 o número de pessoas que afirmam terem sido furadas por agulhas durante o Carnaval pernambucano. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou em nota que, até a última segunda-feira (24), foram 41 vítimas do sexo feminino e 28 masculino. Elas teriam sido machucadas durante as festas de Carnaval em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, além do município de Orobó. 
Após triagem no Hospital Correia Picanço, referência estadual em doenças infecto-contagiosas, 65 pacientes realizaram a profilaxia pós-exposição (PeP) para prevenir a infecção pelo HIV e outras infecções. O restante das vítimas ou se recusou a fazer o teste rápido para a doença (pré-requisito para o uso da medicação), e, consequentemente, o tratamento, ou já haviam sido furadas há mais de 72 horas, tempo máximo para a medicação. 
Todos foram liberados após avaliação médica, com a orientação de retorno após 30 dias para conclusão do tratamento, além de serem orientados a realizar o monitoramento permanente de possíveis infecções. Em nota, o órgão também ressaltou que, apesar dos cuidados tomados, os índices de transmissão por meio de picadas com agulhas infectadas são considerados baixos, em média apenas 0,3%.
Não é a primeira vez
Em 2019, cerca de 300 pessoas deram entrada no Hospital Correia Picanço alegando terem sido furadas por seringas durante os festejos de Momo. Não houve casos positivos de HIV relacionados a este evento e até agora não há indicativos da doença nos foliões deste ano. 
Ao todo, a Polícia Civil informou que registrou, durante o Carnaval, 43 boletins de ocorrência com denúncias de pessoas relatando terem sido perfuradas por algum tipo de objeto - possivelmente uma seringa. Foram dez denúncias no sábado (22), 15 no domingo (23) e mais 18 na segunda-feira (24), sendo 11 em diversos pontos de Olinda e sete no Recife. Os casos estão sendo apurados.


(Com informações do IG )

Nenhum comentário

Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante