Header Ads

Notícias de Última Hora

OMS Declara Pandemia Por Novo Coronavírus

Vírus que surgiu na China em dezembro de 2019 já matou mais de quatro mil pessoas em diversos países do mundo

GENEBRA — O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, decretou nesta quarta-feira (10) a situação do novo coronavírus como uma pandemia mundial. A entidade vinha resistindo a caracterizar a disseminação da Covid-19 dessa forma há semanas, embora a nova doença tenha atingido mais de 110 países.

REPRODUÇÃO/AGÊNCIA BRASIL
Coronavírus virou pandemia, segundo a OMS
Ao todo, 118 mil pessoas já contraíram o coronavírus ao redor do mundo, e mais de 4.300 mortes foram registradas — a maioria na China e na Itália, os dois principais epicentros da Covid-19 no mundo.
"Estamos profundamente preocupados tanto pelos níveis alarmantes de propagação e gravidade como pelos indícios preocupantes de falta de ação. Portanto, avaliamos que a Covid-19 pode se caracterizar como uma pandemia", disse o diretor-geral da OMS a jornalistas.
Ghebreyesus pontuou que, apesar da mudança de categoria representar uma nova etapa da disseminação do Sars-CoV-2, a palavra pandemia deve ser utilizada com "muita responsabilidade" para não gerar pânico generalizado. Havia pressão de diferentes países, inclusive o Brasil, para que a entidade reconhecesse o estado de pandemia.
Na mesma coletiva, o diretor-executivo do Programa de Emergências em Saúde da entidade, Mike Ryan, afirmou que o reconhecimento da situação como uma pandemia não mudará o planejamento da OMS. Ryan também avaliou a situação do Irã, um dos países mais afetados pelo coronavírus , como "muito séria" e cobrou do governo de Teerã maior vigilância.

 As informações são do  IG 

Nenhum comentário

Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante