"Instalação dos leitos de UTI em Iguatu está avançada", observa secretária executiva da Sesa
Uma comitiva da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) visitou, na manhã desta quinta (16), as obras de instalação dos leitos de Iguatu no Município do Centro-Sul
Após Iguatu, a comitiva visita as unidades hospitalares de Icó e Juazeiro do NorteFoto: Wandenberg Belém
A cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Estado, recebeu na manhã desta quinta-feira (16), uma comitiva da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) para acompanhar o andamento das obras de instalação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, serão 30 leitos implantados no Município que concentra hoje, o segundo maior número de óbitos (04) em consequência da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).
A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Josenilia Gomes, pontuou que o objetivo da visita é "observar in loco como estão os preparativos para implantação dos leitos". Ela diz ser fundamental que o Governo do Estado se "aproprie dessa realidade de perto" para, assim, o suporte ofertado seja promissor. Ainda conforme Josenilia, as obras no Município estão "em estado bem avançado". A expectativa, segundo avaliou a comitiva, é de que os dez leitos instalados no Hospital Regional do Iguatu (HRI), fiquem prontos na próxima semana.
"Dependemos só de alguns ajustes e da chegada dos equipamentos da China que foram adquiridos pelo Governo do Estado", pontuou o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor. O gestor estimou o funcionamento em até cinco dias.
Além do HRI, a comitiva também visitou o Hospital São Vicente e a Casa de Saúde e Maternidade Agenor Araújo que devem receber, cada um, dez leitos. Na primeira unidade, os trabalhos estão em fase final. "A partir de domingo as UTIs estão prontas para uso", garantiu o diretor-presidente do hospital, Márcio Rodrigues.
O segundo, no entanto, ainda depende de um estudo técnico para instalação de 10 leitos de campanha. O Deputado Estadual, Agenor Araújo estima que, em até 48 horas, "seja emitido um laudo para dar início a instalação". Josenilia Gomes observa que diante da instalação e regulação destes leitos, o Governo do Estado vai conseguir "diminuir os vazios assistenciais que existem no interior".
Ela ressalta que a Covid-19 age rapidamente sem dar margem para que o paciente grave seja transferido para Capital cearense. "É fundamental o rápido atendimento, por isso estamos equipando as cidades do interior", conclui. A comitiva visita, ainda nesta semana, as cidades de Icó, também no Centro-Sul, e Juazeiro do Norte, na região no Cariri. ( As informações são do : diariodonordeste )
Nenhum comentário
Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante