Header Ads

Notícias de Última Hora

Velório de Maradona é encerrado antes do previsto; corpo do ex-jogador é levado em cortejo público

 

Carro que deve levar corpo de Maradona já está na casa rosada Foto: JUAN MABROMATA / STF

Previsto para ser encerrado às 19h, o velório de Diego Maradona, morto nesta quarta-feira em decorrência de uma parada carrdíaca,foi encerrado duas horas mais cedo. O caixão foi retirado da Casa Rosada e é levado em cortejo público para o cemitério Bella Vista.

Cerca de 1 milhão de pessoas compareceram à Casa Rosada para dar o último adeus ao craque. A cerimônia se iniciou às 6h e duraria até as 16h, mas uma confusão generalizada entre o público e a polícia local fez com que o governo anunciasse a prorrogação do horário. A decisão foi revista pouco antes das 17h: o caixão foi retirado do salão e a visitação foi suspensa.

A confusão

Por conta do volume inesperado de pessoas, a polícia local decidiu fechar a Avenida 9 de julho mais cedo do que o esperado — por volta das 14h. Isso causou longas filas e revolta nos fãs que estavam no local e temeram não conseguir chegar ao ídolo.

Os policiais tentaram dispersar os fãs que entravam na longa fila, que se estendia por mais de 25 quarteirões, e a resposta veio através de objetos arremessados contra o agrupamento. Duas grandes correrias foram registradas junto a um cordão de isolamento com escudos, gás lacrimogêneo e balas de borracha lançadas na direção da multidão.

Grades foram derrubadas. Aos poucos, o efetivo policial conseguiu controlar o conflito. Porém, muitos fãs reclamaram de que algumas pessoas aproveitaram para furar a fila, o que gerou novos focos de confusão. Após confusão, o período do velório foi estendido, apesar de protestos contrários da família de Maradona.

Muita emoção

Na porta da Casa Rosada e dentro do palácio do governo, o clima foi de tranquilidade. A orientação foi para que os fãs respeitassem a fila e as orientações dos seguranças para que não parem em frente ao caixão e deem continuidade ao fluxo da fila de espera. Também era obrigatório o uso de máscaras devido a pandemia da Covid-19.

Vestindo camisas dos mais variados clubes do país, em especial do Boca Juniors — onde Maradona foi ídolo — torcedores se emocionavam muito quando passavam em frente ao caixão do ex-camisa 10. Muitos deixaram flores, camisas, fotos e mensagens ao lado da urna.

Nenhum comentário

Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante