Meteorito raro de 4,6 bilhões de anos é encontrado em garagem na Inglaterra e anima cientistas
A descoberta animou pesquisadores, pois havia 30 anos desde que um material como esse fora encontrado no país. A formação do item também impressiona. O meteorito é composto por condrito carbonáceo, um material rochoso que retém a química inalterada da formação de nosso Sistema Solar há 4,6 bilhões de anos.
Segundo a pesquisadora do Museu de História Natural de Londres (NHM), Ashley King, nada parecido havia sido registrado no Reino Unido.
— Os condritos carbonáceos são particularmente especiais porque são essencialmente os blocos de construção que sobraram do nosso Sistema Solar. Muitos contêm compostos orgânicos simples e aminoácidos; alguns deles contêm minerais formados pela água. Todos os ingredientes estão lá para entender como você faz um planeta habitável como a Terra — disse em entrevista à "BBC News".
Os pesquisadores acreditam que outros fragmentos ainda serão encontrados. Ashley parabenizou o morador que descobriu a primeira rocha. Segundo ela, a rapidez com que o meteorito foi recuperado foi essencial para o trabalho.
— Para alguém que realmente não tinha ideia do que realmente era, ele fez um trabalho fantástico ao coletá-lo. Ele ensacou a maior parte muito rapidamente na manhã de segunda-feira, talvez menos de 12 horas após o evento real. E continuou encontrando pedaços em seu jardim nos dias seguintes. Parece um pouco com carvão, mas muito mais macio e muito frágil. É empolgante para nós porque esse tipo de meteorito é incrivelmente raro, mas contém pistas importantes sobre nossas origens — ressaltou em comunicado divulgado pelo NHM.
Nenhum comentário
Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante