Bolsonaro tem aprovação de 31% e perderia eleição para Lula, diz pesquisa
Volta do auxílio emergencial e desaceleração da pandemia explicam aumento da popularidade do Presidente
Pesquisa divulgada pela Atlas nesta segunda-feira (10) indica que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teve aumento de 6% na aprovação e queda de 4% na rejeição em comparação a março. As informações são do IG.
No levantamento, Bolsonaro foi de 25% para 31% na avaliação de ótimo/bom, e recuou de 57% para 53% entre quem o considera como péssimo/ruim. 15% classificaram como regular.
Sema opção regular entre as possíveis respostas, Bolsonaro teve reprovação de 57% - queda de 3%, e aprovação de 40% - avanço de 5%.
A volta do auxílio emergencial , ainda que em um valor mais baixo do que o distribuído no ano passado, e o “alivio relativo” na pandemia da Covid-19 no país explicam a melhora nos indicadores de Bolsonaro, segundo Andrei Roman, CEO da Atlas.
Eleições 2022
As eleições presidenciais também foram tema da pesquisa, e nela, é indicado que o atual chefe do executivo e Lula (PT) deverão polarizar as intenções de voto.
- Jair Bolsonaro (sem partido) - 37%
- Lula (PT) - 33,2%
- Ciro Gomes (PDT) - 5,7%
- Sérgio Moro (sem partido) - 4,9%
- Luiz Henrique Mandetta (DEM) -4,9%
João Doria (PSDB); Luciano Huck (sem partido); João Amoedo (Novo); Marina Silva (Rede); Guilherme Boulos (PSOL); Flávio Dino (PCdoB) e Alexandre Kalil (PSD) também foram citados, mas apresentaram porcentagem menor do que os citados anteriormente.
2º turno
Questionando os entrevistados sobre um eventual segundo turno em 2022, Bolsonaro perderia a reeleição para três candidatos: O ex-presidente Lula; Mandetta, ex-ministro da Saúde, e Ciro Gomes, presidenciável em 2018.
- Lula (PT) - 45,7%
- Jair Bolsonaro (sem partido) - 41%
- Não sei/nulo/branco - 13,3%
Mandetta e Ciro também ganhariam do atual presidente, mas ficam dentro da margem de erro.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de maio e teve a participação de 3.828 pessoas, que responderam às perguntas através de questionário online aplicado através de convites randomizados
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