Senar lança programa Saúde do Homem e da Mulher em 13 cidades
Reunião discutiu estratégias do programa
Já imaginou fazer seu exame de prevenção do câncer no local onde você mora , sem nenhum custo? Isto já é uma realidade e vem sendo realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), beneficiando mulheres da zona rural com o exame de papanicolau, e homens com o exame do PSA e da próstata. Trata- se do Programa Saúde do Homem e da Mulher, que neste primeiro semestre de 2017, deverá beneficiar 13 Municípios do Estado .O objetivo é sensibilizar a população do meio rural sobre a importância de atitudes para promoção da Saúde.
O lançamento do Programa foi feito ontem, 14 , no Auditório do Sistema Faec/Senar, em Fortaleza, pelo superintendente do Senar, no Ceará, Paulo Hélder de Alencar Braga e a gestora do programa , Ana Kelly Claúdio. O evento contou com a presença de prefeitos e secretários de Saúde dos Municípios, que já haviam manifestado interesse em aderir ao Saúde do Homem e Saúde da Mulher.
Segundo Paulo Hélder, o programa de largo alcance social, começou em 2010 com o nome de ” Útero é Vida” , beneficiando 6445 mulheres, mas devido a adesão e sucesso do programa, o Senar Nacional resolveu incluir também, a partir desse ano em todo o país, o exame de prevenção do câncer para o homem.
O Programa promove também palestras educativas sobre higiene pessoal, planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, câncer de próstata, câncer de pênis, disfunçāo erétil, entre outros, de acordo com a realidade local.
Uma Unidade móvel de saúde do Senar com dois consultórios médicos vai até a localidade e realiza os exames físicos e laboratoriais, de papanicolau na mulher e o PSA e toque retal no homem. Os exames são encaminhados a um laboratório especializado e apresentados os resultados sem nenhum custo para o beneficiários ou o município parceiro, inclusive a contratação de dois urologistas.
Uma equipe do Programa de Promoção Social do Senar realiza toda a logística, oferecendo inclusive um dia de beleza para a mulher e seus filhos, com a distribuição de um kit beleza.
Já o município, oferece em contrapartida a disponibilização do local para o evento, voluntários, água e alimentação para a equipe de trabalho e participantes. Cabe ainda ao município, a divulgação do evento, a mobilização, o cadastro dos participantes, a limpeza do local e o mobiliário (mesas cadeiras, macas).
Segundo a gestora do Saúde do Homem da Mulher no Senar, Kelly Cláudio, a meta é atender a 100 homens e 150 mulheres, por dia,por Município, totalizando 3.250 pessoas, entre homens e mulheres nesta primeira etapa, que será realizada nos meses de abril, maio e junho. No segundo semestre, outros municípios serão beneficiados .
Os prefeitos de Alto Santo, Maria Irisneile Gadelha Sousa e de Ibaretama ,Francisco Edson de Moraes, destacaram a importância do programa.
Municípios que serão beneficiados:
Municípios que serão beneficiados:
Alto Santo, Pacajus, Redenção, Ocara, Caririaçu, Paracuru, Itarema, Itapipoca, Ibaretama, Jaguaretama, Moraújo, Piquet Carneiro e Mombaça.
Fonte:DN


Nenhum comentário
Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante