Header Ads

Notícias de Última Hora

Sinusite não é tudo igual: as caraterísticas de cada tipo e a diferença para a rinite

Pessoas com alterações anatômicas como desvio de septo, portadores de rinite alérgica ou com quadros de imunodeficiências primárias ou secundárias e, até mesmo, quadros odontológicos crônicos, são mais propensas a desenvolver sinusite.


A boa notícia é que as sinusites agudas, de etiologia viral, que compreendem a maioria dos casos, tem cura ( Arquivo )


A sinusite é uma doença muito comum e facilmente confundida com a rinite. Segundo a otorrinolaringologista Cleonice Hirata, a diferença entre elas está basicamente nas áreas que o processo inflamatório atinge.

Qual a diferença entre sinusite e rinite?

Rinite
Local: a inflamação afeta a mucosa nasal - o envolvimento da cavidade nasal, que pode ser infecciosa ou causada por agentes alergênicos.
Sintomas: nariz entupido, coriza (secreção clara e fluida), coceira no nariz e espirros.

Sinusite
Local: o processo inflamatório atinge também os seios da face. Essas cavidades, podem ficar entupidas prejudicando o fluxo normal do muco. O acúmulo do muco favorece a proliferação de bactérias causando a sinusite.
Sintomas: o quadro agudo da sinusite manifesta sintomas mais incisivos como dores fortes na face, tosse, febre e muita secreção no nariz. A sinusite crônica tem sintomas mais leves, porém, mais frequentes. Pode se manifestar com tosse, secreção do nariz para a garganta, e dor de cabeça, especialmente na testa e entre os olhos.




Os tipos de sinusite, causas e sintomas


A sinusite pode ser classificada em aguda, recorrente e crônica. As causas da sinusites pode ser viral, bacteriana, alérgica ou fúngica. Os sintomas mais frequentes são tosse, dor localizada na fronte, nos olhos e na face, que pode se acentuar ao baixar a cabeça.

"É importante estar atento às mudanças climáticas. Os fatores externos também podem aumentar as chances de desenvolver sinusite. No período chuvoso, quando o tempo está mais seco e aumentam os quadros de gripe, e infecções de vias aéreas mais frequentes, pode desencadear os quadros de sinusite. Manter-se hidratado", alerta a especialista.
Quando a sinusite for crônica
A sinusite crônica é composta por quadros que persistem até por meses e podem estar relacionados a alterações anatômicas, processos odontogênicos e processos alérgicos.
A boa notícia é que as sinusites agudas, de etiologia viral, que compreendem a maioria dos casos, tem cura. As sinusites crônicas, que são mais raras, podem ter cura a partir da identificação da causa. Diante disso, deve-se avaliar o melhor tratamento para eliminá-la. Um desvio de septo, por exemplo, pode ser corrigido com uma cirurgia.





Fonte:DN

Nenhum comentário

Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante