Senador dos EUA sugere que negros morrem mais de coronavírus por 'não lavarem as mãos tão bem'
O senador republicano Steve Huffman (Ohio), que é médico de emergência, fez uma insinuação racista na sessão desta terça-feira do Comitê de Saúde do Senado dos Estados Unidos: sugeriu que a maior mortalidade pelo novo coronavírus entre os negros poderia estar ligada à higiene. A informação é do jornal americano "Dayton Daily Report".
"Entendo que os afro-americanos têm uma incidência mais alta de condições crônicas que os torna mais suscetíveis à morte por Covid-19. Mas por que não os torna mais suscetíveis a contrair a doença? Será que os afro-americanos não lavam as mãos tão bem como outros grupos, nem usam uma máscara ou não se distanciam socialmente? Essa poderia ser a explicação da maior incidência?", indagou ele, ao ser questionado pela diretora da Comissão de Saúde das Minorias de Ohio, Angela Dawson, sobre políticas públicas de saúde para os negros durante a pandemia.
Dawson, que é negra, retrucou dizendo que essa não era a opinião das autoridades de saúde americanas. "Todos precisam lavar as mãos? Com certeza, mas não é aí que você vai encontrar a variação e a razão por que essas populações sejam mais vulneráveis", afirmou ela durante a sessão, cujo tema era se o racismo deveria ser declarado uma crise de saúde pública.
A líder da bancada negra da Câmara dos Deputados de Ohio, Stephanie Howse, declarou que a escolha das palavras e a pergunta de Huffman representam o racismo sistêmico. "Ele destaca o que é racismo sob uma perspectiva sistemática. Ele é um legislador, mas, além disso, profissionalmente, é um médico. Quando falamos sobre as disparidades na saúde que acontecem porque as pessoas não acreditam quando os negros estão realmente doentes, eles não recebem o tratamento de que precisam. Você acha que alguém que acusa os negros vai dar o amor e o cuidado de que precisam quando passam por essas portas?", disse Howse, que participou da audiência.
Ela também comentou que o senador sugeriu que os afro-americanos são sujos e não são inteligentes o suficiente para lavar as mãos. Huffman retrucou nesta quarta-feira que Howse não entendeu sua pergunta. "Eu estava tentando focar no motivo pelo qual a Covid-19 afeta as pessoas de cor a uma taxa mais alta, porque realmente não sabemos todas as razões", justificou ele. As informações são do Extra )
Nenhum comentário
Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante