Header Ads

Notícias de Última Hora

Cientistas desvendam mistério das imensas crateras da Sibéria

 

Imensa cratera descoberta na Sibéria Foto: Divulgação/Igor Bogoyavlensky

mistério das imensas crateras registradas na tundra da Sibéria (Rússia) foi finalmente desvendado por cientistas russos, que publicaram na semana passada um estudo na revista "Geosciences".    As informações são do  Extra.

O fenômeno se deve a poderosas explosões de gás metano jogando gelo e rocha a centenas de metros de distância e deixando "cicatrizes" circulares abertas na paisagem vazia e misteriosa da região, considerada uma das mais inóspitas do planeta.

Esse homem tá precisando. de uma ajuda financeira para que ele possa fazer exames e possivelmente uma cirurgia. no esôfago. que está praticamente fechado. Na cidade onde ele mora não tem esse recurso. então ele tem que viajar para outro estado. ele não tem como arcar com essas besteiras. por isso meu amigo vamos ajudar Obrigado a todos que ajudarem eu até mesmo aquele que não ajudar porque .O link da Vaquinha Está Aqui. pode ser qualquer valor um real de cada um de vocês. vai fazer a diferença

Até hoje foram encontradas 17 enormes crateras nas penínsulas de Yamal e Gyda, que avançam no Oceano Ártico, desde que a primeira foi identificada em 2013. Acredita-se que as crateras estejam ligadas às mudanças climáticas. Imagens feitas com drones, modelagem 3D e inteligência artificial estão ajudando a revelar seus segredos.

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram lançar, em agosto do ano passado, um drone nas profundezas de uma cratera, exatamente a última a ser achada - atingindo 10 a 15 metros abaixo do solo, permitindo-lhes capturar a forma da cavidade subterrânea onde o metano se acumulou.

"A nova cratera está excepcionalmente bem preservada, já que a água da superfície ainda não havia se acumulado na cratera quando a pesquisamos, o que nos permitiu estudar uma cratera fresca, intocada pela degradação", disse, de acordo com a CNN, Evgeny Chuvilin, cientista-chefe de pesquisa no Centro de Recuperação de Hidrocarbonetos do Instituto Skolkovo de Ciência e Tecnologia em Moscou.

Outra megacratera no Ártico russo Foto: Reprodução

Nova cratera aparece na Rússia Foto: Reprodução

A investigação com o drone e os modelos obtidos com ela, que mostrou grutas e cavernas incomuns na parte inferior da cratera, em grande parte confirmou a hipótese dos cientistas: o gás metano se acumula em uma cavidade no gelo, fazendo com que um monte apareça no nível do solo. O monte cresce em tamanho antes de explodir gelo e outros detritos em uma explosão e deixar para trás a enorme cratera.

O que ainda não está claro é a fonte do metano. Pode vir de camadas profundas da Terra ou mais perto da superfície - ou de uma combinação das duas.

Os solos congelados conhecidos como "permafrost" são enormes reservatórios naturais de metano, um potente gás de efeito estufa muito mais eficaz do que o dióxido de carbono em reter o calor e aquecer o planeta.



Nenhum comentário

Deixe Seu Comentário. Sua Opinião é Muito Importante